top of page

Blog

A água tratada e seus processos de captação e tratamento químico.

  • 2 de jun. de 2017
  • 2 min de leitura


No dia 13 de abril de 2017, os alunos da Manhã Escola Estadual Rita de Cássia da Silva, foram a uma excursão chamada " Minha Escola Na Sanasa ", localizada na estação de tratamento do Rio Capivari, e lá aprendemos como é feita a captação, o armazenamento da água potável no seu tratamento.

O processo de tratamento de água se dá através de vários processos e etapas. É um longo processo desde a captação até o produto final, ou seja, a água tratada. Para ficar potável a água recebe 4 componentes para eliminar todas as sua impurezas. Desde componentes são: cloro, cal viva ou soda cáustica, sulfato de alumínio e o flúor. No início a água bruta entra na estação de tratamento e é armazenada nos tanques e lá recebe um quantidade de sulfato de alumínio, que tem a função de aglomerar partículas sólidas que se encontra na água como por exemplo, a terra. Esse processo é chamado coagulação. Em seguida vem a etapa de floculação, que é quando a água é armazenada em tanques de concreto, assim com a água em movimento as partículas sólidas se juntam em flocos maiores. Em seguida vem a etapa da decantação, que é quando a água passa para outro tanque, e por ação da gravidade as partículas maiores se separam da água ficando, assim, as impurezas no fundo do tanque. Depois dessa etapa vem a filtração, que é quando a água passa por um filtro formado pelo seguintes materiais: carvão, areia e pedras de tamanhos variados, nessa todas as partículas ficam retidas, sendo elas grande ou pequenas, como por exemplo, a ponta de uma agulha. Logo depois a água recebe o outro componente, o cloro, que tem a função de eliminar os microorganismos contidos na água causadores de doenças. Logo é aplicado o flúor na água para prevenir a formações de cáries dentarias em crianças, essa etapa é chamada fluoretação. Para a correção do PH da água, é utilizado um certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio, isso é necessário para preservar a rede de encanamento de distribuição da água.

O projeto " Minha Escola Na Sanasa " tem como objetivo, conscientizar o público mais jovem a importância das nossas atitudes diante ao meio ambiente, como o "Papelzinho" que jogamos na rua, achando que não fará mal algum, muito pelo contrário, esse "papelzinho" de alguma forma vai chegar nos Rios, e dessa forma torna-se mais complicado o tratamento da água. O que podemos fazer para ajudar o meio ambiente? Simples, apenas termos consciência das atitudes que tomamos em relação a onde vivemos.


 
 
 

Comentários


Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon

Tel: (19) 3281-0873

Rua Dom Vicente Scherer, 212

Vila Padre Anchieta

Campinas-SP

Me Adicione!

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon

© 2017 por Allana Silva. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page